Tenda vocacional como ação pastoral no mês dedicado às vocações

A ideia era despertar para reflexão e impulsionar vocações.
Tenda Vocacional

No mês de agosto a Igreja Católica chama atenção para as vocações. No último dia 12, a Área Missionária Santa Margarida de Cortona e a Casa de Retiros Ir. Vicente Cañas, em Manaus (AM), promoveram uma Tenda Vocacional para colaborar com o despertar e reflexão desse tempo. A atividade foi organizada pela Pastoral da Catequese e pelos candidatos ao noviciado da Companhia de Jesus, Thiago Lima e Thales Lemos. O evento ocorreu uma parte na Comunidade Guadalupe e outra parte na Casa de Retiros.

O encontro foi inspirado no ano vocacional e usou o seu lema como tema para esta experiência: “Corações ardentes, pés a caminho”, retirado do livro evangélico de Lucas (24,32-34). A ideia era falar sobre as diversas vocações e ajudar no discernimento da resposta ao chamado que Deus faz a cada pessoa, principalmente aos jovens. A atividade propôs dois momentos: um com as crianças e outro com as juventudes.

A manhã foi dedicada às crianças que assistiram uma apresentação de teatro e depois escutaram o pároco da Área Missionária, Pe. Alex Palmer, SJ, dar um testemunho de suas experiências de vida e vocação. Em seguida, as crianças foram convidadas a visitar o Mosteiro São Damião, onde estão as religiosas Clarissas Capuchinhas Sacramentais. Ali, também se fez um contraponto com as vocações matrimonial e laical. Para finalizar esse momento, com a ajuda dos jovens, foi rezado um terço de forma lúdica. A cada mistério contemplado era realizada uma apresentação bíblica.

À tarde, a programação estava voltada para as juventudes. A atividade propôs escuta e diálogos sobre a temática e alguns convidados refletiram o assunto a partir de suas trajetórias pessoais. Fabrício Vassoler, SJ, responsável pelo Espaço MAGIS Manaus, falou acerca do discernimento como ponto crucial para a tomada de decisões importantes e ouvir o que Deus quer. O Ir. João Luiz Castro, SJ, partilhou suas vivências como religioso na Companhia de Jesus. Já a Irmã Maria Couto, da Congregação Missionária do Santo nome de Maria, trouxe um pouco sobre o universo da vocação à vida religiosa feminina. Também foram discutidas as vocações matrimonial e leiga. Além disso, os jovens e as jovens que participavam da Tenda e se preparam para receber o Sacramento do Crisma foram convidados (as) a conhecer os grupos de base da Pastoral da Juventude que existe na Área Missionária.

Ao final, ao entardecer, foi realizada uma caminhada luminosa na Casa de Retiros, onde foi contada a vida de Santo Inácio de Loyola como exemplo de discernimento e coragem para seguir Jesus.

 

Fotos:

 

 

INFORMAÇÕES DE CONTATO

Felipe Moura

COMPARTILHAR

Notícias Relacionadas