Voluntariado REIBA: educação indígena na Amazônia

Nova chamada! Em sua 4ª edição, o Voluntariado REIBA é uma ação concreta ao apelo do Sínodo para a Amazônia (2019) com os povos indígenas.
Voluntariado REIBA

Foto: Banco de Imagens REIBA

A Rede de Educação Intercultural Bilíngue Amazônica (REIBA), no próximo 17 de fevereiro, inicia sua quarta Campanha de Voluntariado para incorporar novos leigos, religiosos e religiosas a esta rede de educação indígena da Igreja na Amazônia. A Campanha tem como lema: “Os voluntários da REIBA estão comprometidos com a educação indígena e com o futuro da Amazônia”.

 

Os Voluntários REIBA

Os Voluntários REIBA colaboram na coordenação e fortalecimento das propostas de educação intercultural e bilíngue dos Vicariatos e Dioceses da Região Amazônica da Colômbia, Brasil, Bolívia, Equador, Peru, Venezuela e Guiana. A iniciativa tangibiliza uma resposta prática às conclusões do Sínodo Amazônico (2019), confirmado pelo Papa Francisco na Exortação Apostólica “Querida Amazônia” (2020) – sobre o serviço da educação com os povos nativos no pré-escolar, primário e secundário. A  contribuição fundamental da pessoa que fará parte da rede é apoiar uma educação adequada, contextualizada e inculturada na região, trabalhando em conjunto com os povos indígenas, congregações religiosas e professores de escolas em comunidades indígenas.

Sobre o voluntariado

REIBA: Educação IndígenaA Rede Intercultural de Educação Bilíngue da Amazônia prioriza que os voluntários da REIBA tenham uma idade recomendada de 23 a 55 anos. O período de voluntariado na missão é de um ano para voluntários educadores ou professores, e de dois anos para voluntários com outras profissões. Eles devem estar dispostos a servir em um dos 7 países onde a REIBA já está presente (Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru e Venezuela).
Os voluntários da REIBA podem ser voluntários locais, nacionais ou internacionais.

  • Locais: quando os voluntários vêm do Vicariato ou da diocese onde o projeto REIBA é realizado.
  • Nacionais: quando os voluntários são de seu próprio país e viajam para a região amazônica desse país para cumprir sua missão.
  • Internacionais: Quando os voluntários vêm de outros países para trabalhar na região amazônica.

 

O Programa de Formação de novos voluntários será de agosto a dezembro de 2023, e o envio para a missão é em fevereiro e março de 2024.

 

Vida Consagrada e Voluntariado

A Rede de Educação Bilíngue Intercultural Amazônica tem uma grande riqueza que é poder viver a experiência da Intercongregacionalidade, que dá vitalidade e novidade às congregações que enviam religiosos e religiosas, assim como àquelas que recebem. Essa troca de dons e carismas colabora com uma Igreja com rosto amazônico, cada vez mais sinodal e comprometida.

 

Quer ser um (a) voluntário (a)?

Entre em contato para manifestar sua intenção.

Pe. Pablo Mora SJ
e mail: [email protected]
Whatsapp: +55 (92) 99458-5306

Hna. Lisette Escárate, HDM
e mail: [email protected]
Whatsapp: +56 9 66728815

JoAnn McCaffrey, DMin
e mail: [email protected]
Whatsapp: +1(804)402-8575

Conheça MAIS!

Site: www.reiba.org

Instagram: @reibaoficial

Facebook: @reibaoficial

INFORMAÇÕES DE CONTATO

Ana Lúcia Farias

Publicitária e educomunicadora. Especialista em Comunicação e Design Digital e Responsável pelo Escritório de Comunicação dos Jesuitas do Brasil na Amazônia.

COMPARTILHAR

Notícias Relacionadas