10 anos da Repam: Lideranças da rede se reúnem em Porto Maldonado

Encontro contou com representantes de diferentes países para discutir questões cruciais da região Amazônica e planejar o futuro
10 anos da REPAM: Lideranças da rede se reúnem em Porto Maldonado

No período de 12 a 16 de fevereiro, a presidência da Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam), juntamente com lideranças e equipes dos países que compõem a rede, se reuniram em Porto Maldonado, no Peru, para um encontro marcado por discussões sobre a Amazônia, o Comitê Ampliado, Direitos Humanos, Justiça Socioambiental e bem viver dos povos amazônicos.

Entre os temas abordados, destacam-se questões relacionadas à COP 16, o Fórum Social Pan-Amazônico (Fospa), e os 10 anos de trajetória da Repam.

Ir. Maria Irene Lopes, secretária executiva da Repam-Brasil, enfatizou a importância do evento para fortalecer os laços entre os países que compõem a rede. “Trocar experiências e fortalecer nossos laços com os demais países que compõem a rede fortalece a nossa missão e nos lembra sempre de que não estamos sozinhos”, concluiu a religiosa.

Durante a semana, o grupo também visitou uma comunidade local, evidenciando seu compromisso com as realidades concretas da região e fortalecendo os laços com as comunidades atendidas.

10 anos da Repam

Em setembro, a Repam celebrará uma década de dedicação à missão de servir a vida dos povos amazônicos e ao cuidado com a Casa Comum. A Rede, desde sua fundação, busca transformar a Igreja em uma instituição mais sinodal e com um rosto amazônico, alinhando-se ao apelo do Papa Francisco por comunidades cristãs encarnadas na Amazônia.

Ao longo desses 10 anos, a Repam desempenhou um papel crucial na defesa dos direitos humanos dos povos originários, mulheres, homens, ribeirinhos, quilombolas, extrativistas e pescadores. A Rede atua como força transformadora por meio de projetos, iniciativas e articulações para o desenvolvimento local.

Para marcar essa significativa jornada, a Repam lançou no mês de janeiro o “Roteiro Celebrativo: cultivar a memória e semear esperança”, um subsídio de oração que destaca momentos cruciais, como o nascimento da Rede, seminários Laudato Si’, Sínodo para Amazônia e o Documento de Santarém, além de uma oração em ação de graças pelos 10 anos de existência da rede.

Você pode conferir o roteiro acessando o link abaixo:

baixe o documento

INFORMAÇÕES DE CONTATO

Felipe Moura

COMPARTILHAR

Notícias Relacionadas