Novo delegado para a PAAM compartilha primeiras experiências

Pe. Rogério Mosimann da Silva, SJ, destaca a importância do aprendizado e da escuta como fundamentais para sua missão na Amazônia

Estas primeiras semanas como delegado para a PAAM já estão sendo movimentadas. Como sabemos, o aprendizado e a escuta são aspectos fundamentais da missão do delegado. Desses, pode-se legitimamente esperar essas atitudes como características permanentes intrínsecas à sua função, especialmente nesses tempos iniciais.

Aprender e escutar constituem o grande binômio dessa nova etapa que se abre. Ir-me apropriando das dinâmicas vigentes, conhecer realidades, receber demandas e encaminhá-las, e, sobretudo, dar tempo às pessoas, eis o caminho a percorrer.

Em tudo isso, busco conciliar a permanência local em Manaus (AM) e a presença pessoal em outros lugares, enfrentando questões administrativas e desafios apostólicos, além de dar atenção às diferentes instâncias como a Província dos Jesuítas do Brasil (BRA), a Preferência Apostólica Amazônia (PAAM) e a Conferência dos Provinciais Jesuítas da América Latina e do Caribe (Cpal).

Novo delegado para a PAAM compartilha primeiras experiências
Pe. Rogério Mosimann da Silva, SJ

No mês de janeiro, o Conselho Indigenista Missionário (Cimi) realizou a sua 44ª Assembleia do Regional Norte I, na qual me fiz presente juntamente com Pe. Vanildo Filho, SJ (Coordenador da pastoral indigenista da Província), Pe. Paco Almenar, SJ (Missionário na Área indígena da Serra da Lua, em Roraima), Pe. Urbano Miller, SJ (Missionário na Área indígena do Vale do Javari, no Amazonas) e Pe. Sílvio Marques, SJ (Diretor do Serviço Amazônico de Ação, Reflexão e Educação Socioambiental).

Na ocasião, pudemos participar ativamente na programação das místicas, celebrações, rodas de conversa e debates sobre a conjuntura da política indigenista e os desafios para os povos indígenas.

Já na minha primeira viagem, na segunda metade de fevereiro, fui a Mato Grosso e a Rondônia. No primeiro caso, visitei informalmente todas as localidades do Núcleo Apostólico Mato Grosso onde há jesuítas (Cuiabá, Sinop, Juína, Fontanillas). Tive a oportunidade de conversar pessoalmente com cada companheiro jesuíta.

Encontrei-me também com o Ir. Arquelino Xavier dos Santos, SJ, em Cacoal (RO), junto à sua família e sua mãe enferma. Com Arquelino (em trânsito para Assis Brasil, AC), viajei até Porto Velho, onde conheci o Pe. Vijin Antony Raj, SJ, recém-chegado à cidade, e me encontrei com os demais jesuítas e lideranças de alguns setores da Paróquia e de outras frentes apostólicas, especialmente a Espiritualidade Inaciana.

O balanço dessa primeira viagem como delegado foi positivo. Ao retornar a Manaus, fui reassumindo o dia a dia de minha missão.

De 01 a 04 de março, acolhemos a visita do Pe. Provincial em nosso Núcleo Apostólico. Junto com Pe. Mieczyslaw Smyda, SJ, e Pe. Sandoval Rocha, SJ (Superior dos jesuítas de Manaus e coordenador do Núcleo), visitamos Fé e Alegria.

Proximamente, participarei do encontro da equipe ampliada da CPAL (Manaus, 11-15/03) e da minha primeira reunião como membro do Conselho para a Missão da BRA (Rio de Janeiro, 18-20/03).

Para abril, prevejo conhecer Roraima. Sigo contando com as orações de todos. Vamos caminhando juntos, em diálogo e sinodalidade, conforme nos pede a Igreja hoje.

Pe. Rogério Mosimann da Silva, SJ  

(Delegado para a PAAM)

INFORMAÇÕES DE CONTATO

Pe. Rogério Mosimann da Silva, SJ

Delegado para a Preferência Apostólica Amazônia da Província dos Jesuítas do Brasil.

COMPARTILHAR

Notícias Relacionadas