No último dia 19 de abril, sexta-feira, foi realizado o encerramento do Curso de Formação de Educadores Populares na Comunidade Menino Jesus, localizada no bairro Jorge Teixeira, em Manaus (AM). O evento marcou a certificação da primeira turma de educadores e educadoras populares da Área Missionária Cidade de Deus, com a participação de mais de 90 pessoas.
Promovido pelo Serviço Amazônico de Ação, Reflexão e Educação Socioambiental (Sares), em parceria com o Núcleo de Estudos e Experiências e Pesquisas Educacionais da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas, o Fórum Estadual de Educação do Amazonas e a própria Área Missionária Cidade de Deus, o curso teve como objetivo formar líderes populares que atuam em diversos segmentos da sociedade.

O pároco na Área Missionária Cidade de Deus, Pe. Gutemberg Gonçalves, diocesano, destacou a importância do curso: “O objetivo desse curso para lideranças é justamente abrir espaços para novos líderes e capacitar os que já estão na liderança na Área Missionária. Que cada um possa desempenhar sua função sabendo que a liderança é servir o próximo e não a si mesmo.”
Durante o evento, Pe. Adriano Hahn, SJ, coordenador do Sares, ressaltou que “A importância do curso é, principalmente, o processo que as pessoas fazem, criando consciência da sua própria realidade. A educação popular faz despertar e discutir os diversos problemas da comunidade, promovendo maior participação social e discussão democrática.”

A professora Vera Barrero, do Fórum Estadual de Educação de Jovens e Adultos, enfatizou que “o curso foi construído em conjunto com os participantes, enriquecendo tanto a eles quanto aos organizadores”, e ressalta: “Essa experiência é fundamental para fortalecer o processo popular como instrumento pedagógico. ”

O professor Nilton Carlos, também do Fórum Estadual de Educação de Jovens e Adultos, expressou sua gratidão pela participação no projeto e pela receptividade. Ele destacou o significado da liderança com empatia, solidariedade e compromisso com todos: “Eu, particularmente, estou muito gratificado por isso, por conta da gente ter tido uma resposta positiva da comunidade. A ideia era para 60 pessoas e no fim tivemos 98 participantes. ”
O encerramento do Curso de Formação de Educadores Populares na Área Missionária Cidade de Deus foi marcado por reflexões profundas e pelo compromisso renovado dos participantes em servir suas comunidades de forma consciente e solidária.






















