Festa de Santo Inácio de Loyola na Preferência Apostólica Amazônia (Paam)

Núcleos apostólicos da região realizaram diversas atividades, destacando a importância da espiritualidade inaciana e do compromisso dos Jesuítas com as comunidades amazônicas

A festa de Santo Inácio de Loyola, fundador da Companhia de Jesus, é celebrada anualmente em 31 de julho. Em 2024, a Preferência Apostólica Amazônia (Paam) comemorou a data com diversas atividades nos núcleos apostólicos da região, destacando a união de fé e serviço às comunidades locais.

Inácio de Loyola nasceu na Espanha, em 1491, em uma família da nobreza rural. Em 1517, optou pela carreira militar e, em maio de 1521, foi ferido gravemente por uma bala de canhão durante uma batalha. Ao longo da sua recuperação, converteu-se espiritualmente, dedicando  sua vida ao serviço religioso.Entre os legados deixados por Inácio estão os Exercícios Espirituais, que são os fundamentos da espiritualidade inaciana. Ele morreu em 31 de julho de 1556.

A celebração de Santo Inácio de Loyola na Paam em 2024 destacou a importância da espiritualidade inaciana e do compromisso dos Jesuítas com as comunidades amazônicas, reafirmando a fé e a solidariedade em cada núcleo apostólico. A união de diversos membros da comunidade, incluindo religiosos, leigos e colaboradores, mostrou a força e a relevância do legado de Santo Inácio na região amazônica.

Núcleo Apostólico Manaus

Em Manaus (AM), a celebração ocorreu na Igreja Santo Antônio, na Área Missionária Santa Margarida de Cortona, que tem como pároco o Pe. Alex Palmer, SJ. A missa foi presidida por Dom Tadeu Canavarros, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Manaus, e concelebrada pelo Pe. Alex Palmer, SJ, além da presença de jesuítas do Núcleo Apostólico Manaus: Pe. Sandoval Alves Rocha, SJ; Pe. Sílvio Marques Sousa Santos, SJ; Pe. Adriano Luís Hahn, SJ; Pe. Silas Moesio Maciel da Silva, SJ; Pe. Juan Fernando López Pérez, SJ; Pe. José Paulino Martins, SJ; Pe. Emílio Magro Moreira, SJ; e Ir. João Luiz de Castro, SJ.

Dom Tadeu Canavarros destacou a importância do encontro pessoal de Inácio com Jesus Cristo: “Podemos conceber da vida dele uma questão excepcional, que é o encontro pessoal com Jesus Cristo. Este encontro marca, de uma maneira muito profunda, toda a vida do sábio. É a pessoa, a figura, a vida, a história de Jesus que marca a mudança radical deste homem. Um encontro com uma pessoa a quem ele dará nome a uma Companhia de muitos dias.”

Núcleo Apostólico Belém e Santarém

Em Belém (PA), a festa aconteceu na Capela Nossa Senhora de Lourdes. O Pe. Valério Paulo Sartor, SJ, Coordenador do Núcleo, explicou: “Aqui, preparamos a festividade de Santo Inácio, onde organizamos três dias de celebrações. Fizemos o Tríduo no sábado, segunda e terça-feira, contemplando os 500 anos de peregrinação de Santo Inácio até sua canonização. Cada dia envolveu diferentes pastorais.”

No primeiro dia, as pastorais sociais da Capela participaram. No segundo dia, foram as pastorais litúrgicas, como catequeses, ministros e movimentos da Capela. E no terceiro dia, o Centro Alternativo de Cultura (CAC) participou, destacando o trabalho com os pobres e a cultura alternativa. “Envolvemos todos”, disse Pe. Valério.

Cada dia, um padre presidiu a celebração. Na festividade principal, o Pe. Rogério Mosimann da Silva, SJ, Delegado para a Preferência Apostólica Amazônia (PAAM), presidiu a celebração, reunindo todos os momentos dessa caminhada e a peregrinação de Santo Inácio. “A Capela, o público, os irmãos religiosos, os amigos convidados e o CAC participaram”, relatou Pe. Valério. Também estiveram presentes os padres Jesuítas: Pe. Plutarco de Souza Almeida, SJ, Pe. Vanildo Pereira da Silva Filho, SJ, Pe. Bruno Schizzerotto, SJ, e Pe. Adilson de Almeida Santos, SJ.

Após a missa, cerca de 200 pessoas participaram da confraternização no salão da Capela, que foi muito elogiado e agradecido, sendo um evento alegre e festivo.

Núcleo Apostólico Cuiabá e Sinop

As festividades de Santo Inácio de Loyola no Núcleo Apostólico de Cuiabá e Sinop aconteceram na Paróquia Santo Antônio, confiada à Companhia de Jesus (Jesuítas) e pertencente à Diocese Sagrado Coração de Jesus de Sinop (MT), localizada na região amazônica a cerca de 500 km de Cuiabá, no centro-norte do Mato Grosso. 

O Tríduo em honra a Santo Inácio de Loyola explorou momentos chave da vida do santo. No primeiro dia, a conversão de Inácio foi o tema central. No segundo dia, a formação da união de “amigos no Senhor” entre 1529 e 1535 foi discutida. No terceiro dia, a irradiação do apóstolo da maior glória de Deus de 1538 a 1556 foi celebrada.

No dia 31 de julho, a santa missa reuniu a comunidade em um momento de muita fé e alegria. Já a Paróquia Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, em Cuiabá, realizará uma missa especial com confraternização no próximo domingo, 4 de agosto. Antes disso, a Casa Pe. Burnier realizou uma missa em casa às 18h com os jesuítas e alguns leigos.

Núcleo Apostólico Boa Vista 

Em Boa Vista (RR), a programação de três dias para a festa de Santo Inácio contou com a presença de colaboradores de instituições jesuítas, como Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados (SJMR) e Fundação Fé e Alegria do Brasil, além da Pastoral Universitária, entre outras. Foram promovidos momentos de oração e reflexão, e sessão de cinema, que contou com a exibição de um filme sobre a história de Santo Inácio de Loyola.

Pela manhã, as atividades começaram com uma peregrinação partindo da rodoviária de Boa Vista até uma região da cidade onde estão concentradas muitas famílias venezuelanas,  como ato de fé e solidariedade aos migrantes da região. Pela noite, o grupo se encaminhou para a Igreja Nossa Senhora da Consolata, para a celebração presidida por Dom Evaristo Pascoal Spengler, Bispo da Diocese de Roraima. Pe. David Hubald Romero, SJ, coordenador do Núcleo Apostólico, foi quem fez a homilia.

Confira alguns registros:

 

INFORMAÇÕES DE CONTATO

Felipe Moura

COMPARTILHAR

Notícias Relacionadas