Sares participa do Converge Amazônia em Manaus

Encontro reuniu diferentes protagonistas no intuito de discutir práticas sustentáveis

No último sábado (3), Manaus (AM) sediou o Converge Amazônia, um evento que reuniu ativistas, especialistas, líderes comunitários, artistas, empreendedores e o público interessado em discutir e promover práticas sustentáveis. O Serviço Amazônico de Ação, Reflexão e Educação Socioambiental (Sares) marcou presença, contribuindo de forma significativa para os debates.

O encontro foi realizado no Centro Cultural dos Povos da Amazônia e contou com uma programação diversificada. Painéis e palestras, exposições culturais, uma feira de economia solidária e criativa, além da apresentação de projetos inovadores, foram algumas das atividades que compuseram o evento, com o objetivo de garantir um futuro mais sustentável e resiliente para os territórios amazônicos.

O jesuíta Silvio Marques, diretor do Sares, esteve à frente do painel “Povos indígenas, rurais, periféricos e ribeirinhos”, abordando temas fundamentais para a sustentabilidade e governança na Amazônia. Em sua fala, Silvio destacou a importância de eventos como o Converge Amazônia para a conscientização e combate às desigualdades e aos impactos ambientais que afetam principalmente as comunidades mais marginalizadas.

“Então, nós dos Sares promovemos e apoiamos esses eventos sobre justiça socioambiental por várias razões. Primeiro, porque ali se constrói conscientização, especialmente sobre as desigualdades e os impactos que principalmente afetam aquelas comunidades mais marginalizadas. Segundo, porque também oferece uma plataforma de intercâmbio de experiências entre a comunidade acadêmica, a comunidade em geral, os ativistas e as instituições de governo, fortalecendo essas redes de apoio e colaboração. E terceiro, porque também, ali como um espaço público, influenciamos as políticas públicas, pois conseguimos incidir e pressionar as instituições governamentais a adotarem aquelas práticas que já estão nas legislações ambientais”, disse o jesuíta.

Sob o tema “Sustentabilidade, Povos e Governança”, o Converge Amazônia explorou os desafios e oportunidades de desenvolvimento sustentável na região, alinhando-se aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Esses objetivos abrangem áreas como erradicação da pobreza, segurança alimentar, saúde, educação, igualdade de gênero, água potável e saneamento, energia limpa, trabalho decente, crescimento econômico, inovação, redução das desigualdades, cidades sustentáveis, consumo e produção responsáveis, ação climática, conservação da vida marinha e terrestre, paz, justiça e parcerias para a implementação desses objetivos.

A participação do Sares no Converge Amazônia ressalta a importância da colaboração entre diferentes setores da sociedade para promover a sustentabilidade. Eventos como este são fundamentais para fortalecer redes de apoio, compartilhar conhecimentos e pressionar por políticas públicas mais justas e efetivas, contribuindo para a construção de um futuro mais sustentável para a Amazônia e suas comunidades.

INFORMAÇÕES DE CONTATO

Felipe Moura

COMPARTILHAR

Notícias Relacionadas