Sares, Arquidiocese de Manaus e Cáritas têm representantes no Conselho Estadual de Saúde do Amazonas

Posse aconteceu na sexta-feira (03), no auditório Maria Eglantina Nunes Rondon, localizado na Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM).

Os representantes eleitos para o Conselho Estadual de Saúde do Amazonas (CES-AM) para o triênio 2025-2027 tomaram posse nesta sexta-feira (03), no auditório Maria Eglantina Nunes Rondon, localizado na Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM). Durante a cerimônia, também foram empossados os conselheiros do segmento de gestão da SES-AM.

A educadora socioambiental do Sares, Mercy Soares, acompanhou a cerimônia solene, que foi presidida pela presidente do Conselho Estadual de Saúde do Amazonas, Nayara Maksoud. O evento contou com ampla participação de organizações da sociedade civil que atuam no controle social do Sistema Único de Saúde (SUS), lutando por garantias de direitos nos três segmentos: usuários, prestadores de serviço/gestão e trabalhadores da saúde.

Josiel Coelho, do Serviço Amazônico de Ação, Reflexão e Educação Socioambiental (Sares), foi reconduzido para mais um mandato trienal no segmento dos usuários (2025-2027), representando as entidades ambientalistas. Durante seu discurso, ele ressaltou a importância de atuar na construção de políticas públicas, na fiscalização dos serviços de saúde e na defesa de um sistema de saúde universal, equânime e integral.

Nicilene Dias Reis, da Arquidiocese de Manaus, e Maria Tatyanny Freitas Bindá assumiram, respectivamente, a titularidade e a suplência no subseguimento das Instituições e Entidades Religiosas. Ambas reforçam o segmento dos usuários, garantindo a participação social no fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

Sobre o CES

O Conselho Estadual de Saúde do Amazonas (CES-AM) é um colegiado com participação da sociedade civil, que tem como finalidade o estabelecimento, acompanhamento e controle das políticas de saúde no estado. Os conselheiros desempenham um papel essencial na fiscalização e proposição de políticas públicas, contribuindo para a resolução de problemas na área da saúde.

Além disso, o CES-AM atua em parceria com diversos segmentos da sociedade para acompanhar e compreender o funcionamento do sistema de saúde.

Principais atribuições:

  1. Estabelecer diretrizes para políticas de saúde.
  2. Fiscalizar a aplicação de recursos financeiros.
  3. Acompanhar a execução das políticas de saúde.
  4. Propor novas políticas e programas.
  5. Avaliar a qualidade dos serviços de saúde.
  6. Promover a participação comunitária.
  7. Elaborar relatórios de gestão.

Composição:

  1. Representantes do governo estadual.
  2. Representantes de organizações da sociedade civil.
  3. Profissionais de saúde.
  4. Usuários do sistema de saúde.
  5. Representantes de entidades privadas.
  6. Representantes de organizações religiosas.
  7. Representantes de organizações socioambientais.

Objetivos:

  1. Melhorar a qualidade dos serviços de saúde.
  2. Reduzir desigualdades na área da saúde.
  3. Ampliar o acesso aos serviços de saúde.
  4. Fortalecer a participação comunitária.
  5. Promover a transparência e a responsabilidade.

Segmentos envolvidos:

  1. Secretaria de Estado de Saúde.
  2. Ministério Público.
  3. Conselhos Municipais de Saúde.
  4. Organizações não governamentais.
  5. Associações de usuários.
  6. Sindicatos de trabalhadores da saúde.

 

 

INFORMAÇÕES DE CONTATO

Cristiane Garcia Azevedo

Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Faculdades Integradas Hélio Alonso (MTB 0038369/RJ) e Pós-graduada em Comunicação Estratégica pelo Instituto Infnet.

COMPARTILHAR

Notícias Relacionadas