Superior provincial dos jesuítas dos EUA visita obras da Companhia de Jesus na Amazônia

Visita do Pe. Thomas P. Greene, SJ, superior provincial da Província Central e Sul dos Jesuítas dos Estados Unidos, fortalece laços entre jesuítas da América do Sul e América do Norte, com destaque para atuação em contextos de fronteira e realidade amazônica

Entre os dias 04 e 12 de julho, o Pe. Thomas P. Greene, SJ, superior provincial da Província Central e Sul dos Jesuítas dos Estados Unidos (USA Central and Southern Province), esteve em visita à Região Norte do Brasil para conhecer de perto algumas das obras mantidas pela Companhia de Jesus na Amazônia. A agenda incluiu passagens por Manaus (AM) e Boa Vista (RR), onde o jesuíta norte-americano foi acolhido por comunidades locais e pôde vivenciar de forma direta os desafios e as respostas apostólicas desenvolvidas na região.

Acompanhado pelo Pe. David Hubald Romero, SJ, coordenador do Núcleo Apostólico de Boa Vista, Pe. Thomas participou de uma série de encontros e visitas, aprofundando o conhecimento sobre as frentes de missão em contextos marcados pela migração, vulnerabilidade social, diversidade cultural e questões socioambientais. A visita faz parte de uma série de compromissos do provincial na América do Sul e reafirma os vínculos de solidariedade e colaboração entre as províncias jesuítas do continente.

Em Manaus, a programação contemplou visitas ao Espaço Loyola, ao Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados (SJMR Manaus), ao SARES (Serviço Amazônico de Ação, Reflexão e Educação Socioambiental), ao Centro MAGIS Amazônia e à Casa de Retiros Ir. Vicente Cañas, além de encontros com as equipes e com os jesuítas locais no escritório do Núcleo Apostólico. O diálogo com o Pe. Rogério Mosimann da Silva, SJ, delegado para a Preferência Apostólica Amazônia, permitiu uma visão mais aprofundada sobre os compromissos da Companhia na região, especialmente nas áreas de juventude, migração e justiça socioambiental.

Já em Boa Vista, Pe. Thomas acompanhou uma ação do SJMR local voltada à entrega de cédulas de solicitação de refúgio, beneficiando cerca de 150 pessoas migrantes e refugiadas. Ele também visitou os diferentes setores da instituição e conheceu o trabalho desenvolvido na área missionária de Bonfim, onde foi recebido pelo Pe. Pedro Evangelista de Morais, SJ. A visita incluiu ainda encontros com a equipe que atua na área indígena da Serra da Lua e momentos na fronteira com a Guiana Inglesa, onde pôde conhecer o trabalho missionário desenvolvido pelos jesuítas naquele contexto.

O Pe. David Romero, que acompanhou toda a programação, destacou a importância do momento: “Ele gostou muito da experiência, ficou impressionado com os serviços realizados tanto em Manaus como em Boa Vista, destacando os trabalhos com os imigrantes, na área indígena e em como tudo se integra muito bem ao eixo socioambiental da Companhia de Jesus. Sem dúvida foi um momento de muito aprendizado no coração da Amazônia”, afirmou.

Segundo Pe. David, essa foi a primeira vez que Pe. Thomas esteve no Brasil. Apesar da barreira do idioma, a acolhida calorosa das comunidades marcou a passagem do provincial norte-americano: “Foi muito legal a nossa partilha, em vários momentos, nas viagens, junto com grupos e comunidades. O povo o acolheu bem, com alegria, com carinho, e ele sentiu isso mesmo não falando português.”

A visita reforça o compromisso da Companhia de Jesus com a missão em territórios de fronteira e vulnerabilidade, e evidencia a importância da colaboração interprovincial na construção de respostas integradas e enraizadas na realidade local.

INFORMAÇÕES DE CONTATO

ascom

COMPARTILHAR

Notícias Relacionadas