Nesta segunda-feira, dia 11 de agosto de 2025, cerca de 80 jovens e adultos de diversas cidades do Pará se reuniram na Assembleia Legislativa do Estado (ALEPA), em Belém, para uma sessão especial com o tema “Juventude e justiça climática: vozes da Amazônia por direitos e bem viver”. A atividade, realizada em alusão ao Dia Internacional da Juventude, destacou a luta das juventudes amazônidas pela criação da Secretaria de Juventude do Estado, como forma de garantir participação efetiva e políticas públicas de qualidade.
Protagonismo juvenil na Amazônia
A sessão, presidida pelo deputado Carlos Bordalo (PT), contou com representações de diferentes movimentos, universidades e órgãos públicos. A Rede MAGIS Brasil esteve presente por meio da Secretária Executiva da Rede, Emiliana Monteiro, e outros representantes vinculados a Companhia de Jesus: o estudante jesuíta, Luciano Coutinho, SJ; o Coordenador dos indigenistas da Província dos Jesuítas do Brasil (BRA), Pe. Vanildo Pereira, SJ, e os jovens vocacionados do plano de candidatos ao noviciado Gabriel Ferreira e Wellington Henrique.
Durante as falas, foi ressaltada a urgência de envolver a juventude paraense nos debates sobre crise climática e justiça socioambiental, especialmente diante da proximidade da COP30, que será sediada em Belém. Essa inserção é considerada estratégica para enfrentar desigualdades e garantir que as soluções para a Amazônia contemplem a realidade e as demandas locais.
Vozes que inspiram ação
Entre as participações, Karla Braga, do Instituto Cojovem, destacou:
“A importância de termos sessões em alusão à juventude é a demarcação da necessidade política de pensar orçamentos e políticas públicas baseadas em evidências e vivências. Isso é, acima de tudo, um reconhecimento. É um lugar que precisamos cultivar e nutrir, e pensar a criação da Secretaria de Juventude como forma de resistir no âmbito legislativo e político do nosso estado.”
A programação incluiu mística de abertura e intervenções de lideranças como Milena Farias (Juventude do PT), Cristiano Martins (Seaf), Bruna Paola (Secretaria Nacional de Juventude), professora Jacqueline Cunha (UFPA), Nilson Corrêa (Fetagri/PA), Junior Martins (Seirdh), Erica Santos (Juventudes Negras e Quilombolas – Cedenpa e Malungu), Renzo de Andrade (Fórum Paraense de Juventude) e Karla Braga (Cojovem).
Compromisso contínuo
Instituído pela ONU em 1999, o Dia Internacional da Juventude é uma oportunidade para reafirmar o papel estratégico das juventudes na construção de um futuro sustentável e inclusivo. A Rede MAGIS Brasil reforça seu compromisso de somar forças às lutas e iniciativas das juventudes amazônidas, promovendo espaços de escuta, formação e protagonismo para transformar realidades, em sintonia com sua missão e as Preferências Apostólicas Universais da Companhia de Jesus.
FONTE: MAGIS Brasil