Entre os dias 19 e 21 de setembro, foi realizada a quarta edição do Encontro da Soma dos Quintais das Mulheres da Amazônia, na Chácara Dom Luciano, situada na rodovia AM 010. O evento reuniu mulheres de diferentes comunidades e organizações da sociedade civil com o propósito de fortalecer suas lideranças no enfrentamento das desigualdades socioambientais e de promover o autocuidado coletivo como estratégia de resistência e defesa dos territórios.
Com o tema Mulheres tecendo relações de autocuidado em defesa dos territórios, o encontro foi promovido pelo Serviço Amazônico de Ação, Reflexão e Educação Socioambiental (Sares), que desde 2022 realiza a iniciativa como um espaço de partilha, unidade e articulação entre mulheres que integram projetos vinculados ou parceiros da instituição.
Durante os três dias, as participantes puderam partilhar experiências, refletir sobre seus desafios e propor caminhos para enfrentar os impactos da crise climática em suas comunidades. Os momentos de escuta se destacaram como oportunidade para levantar sugestões práticas e fortalecer o senso de coletividade e solidariedade.
Segundo Ticiana Dias de Macêdo, Assistente Administrativa do Sares, o encontro reafirmou a importância da convivência e da aprendizagem conjunta: “Foi um espaço de troca de experiências e reflexões que agregam diretamente no nosso dia a dia na vida pessoal e profissional”.
Para Clara Aline dos Santos Muller Panzera, educadora social do Centro Alternativo de Cultura (CAC), de Belém (PA), a iniciativa representou uma vivência única de fortalecimento e segurança para a partilha de saberes: “O Encontro da Soma dos Quintais das Mulheres da Amazônia foi uma experiência muito rica e única, onde juntou mulheres lideranças de várias comunidades que trazem as suas demandas e, acima de tudo, ofereceu um espaço de segurança único para esse compartilhamento de saberes e de vivências. Esse encontro, para mim, que sou educadora social no CAC, somou muito para a minha experiência. Porque atuo hoje no Programa de Mulheres do Projeto no CAC, e é fundamental entender como é que as mulheres, principalmente na Amazônia, estão também se articulando e que tipo de estratégias eu posso aproveitar para desenvolver com as mulheres que acompanho no Pará”.
Ao longo de suas quatro edições, o Encontro da Soma dos Quintais tem se consolidado como um espaço de fortalecimento das lideranças femininas amazônicas, promovendo integração, diálogo e construção conjunta de estratégias para o cuidado da vida e a defesa da Amazônia.