Na tarde do dia 30 de setembro, o Serviço Amazônico de Ação, Reflexão e Educação Socioambiental (Sares) recebeu a visita do Cardeal Arcebispo Metropolitano de Manaus, Dom Leonardo Ulrich Steiner, OFM. Um momento de partilha, diálogo e fortalecimento da caminhada conjunta entre a Arquidiocese de Manaus e a missão do Sares, especialmente diante dos desafios da Amazônia.
A atividade contou com a participação de toda a equipe do Sares, além da participação do Delegado para a Preferência Apostólica Amazônia (Paam), Pe. Rogério Mosimann da Silva, SJ. Durante a visita, foram apresentados os diferentes espaços da instituição e o conjunto de iniciativas que vêm sendo desenvolvidas em diálogo com comunidades, movimentos sociais e outras presenças da Igreja.
Dom Leonardo, que desde 2019 é Arcebispo de Manaus e, em 2022, tornou-se o primeiro Cardeal da Amazônia nomeado pelo Papa Francisco, destacou em sua fala a importância de somar esforços no serviço ao povo de Deus: “A visita ao Sares alarga o horizonte, para cada vez mais trabalharmos em conjunto, dentro da arquidiocese, em vista do bem da Igreja, em vista do bem das nossas comunidades. Temos feito tanto na arquidiocese, e que tudo isso seja para o bem do Reino de Deus. Esse serviço que o Sares tem em relação a diversas dimensões da vida da Igreja, unindo as nossas forças, poderemos servir ainda muito melhor. Sou muito grato por tudo que é feito, e que nós, assim, juntos, possamos servir o povo de Deus. ”
O diretor do Sares, Silvio Marques, SJ, ressaltou a relevância do encontro como expressão da sinodalidade e da comunhão eclesial: “A visita do Cardeal é sempre importante, já que ele é o responsável de toda a pastoral e missão da Igreja na sua arquidiocese. Nós, do Sares, presente na arquidiocese de Manaus, caminhamos em comunhão, especialmente com o apostolado social da arquidiocese, mas não só na arquidiocese, senão irradiando para toda a Amazônia e para todo o Brasil. Então, a visita do Cardeal é importante porque é o momento da gente também expressar tudo aquilo que a gente constrói, tudo aquilo que a gente vai fazendo juntos nessa dinâmica da sinodalidade.”
Ao longo da visita, destacou-se a centralidade da missão da Igreja na Amazônia, que se concretiza em múltiplas dimensões, como no cuidado com a Casa Comum, na defesa dos povos e territórios amazônicos, na promoção da justiça socioambiental e na formação de comunidades que vivem a fé de maneira enraizada no Evangelho e na realidade local. O encontro reforçou a importância de que o Sares, em sintonia com a Arquidiocese de Manaus e com a Rede Jesuíta de Justiça Socioambiental, continue contribuindo com reflexões e ações que iluminem os caminhos da Igreja e da sociedade.