O encontro de escuta da Conferência Eclesial da Amazônia (CEAMA) reuniu cerca de 50 jovens na Cúria Metropolitana de Manaus (AM), na noite de 30 de setembro, com o objetivo de ouvir os representantes das juventudes amazônicas sobre os sonhos, desafios e esperanças para a articulação das Igrejas da Pan-Amazônia. Estiveram presentes, representando o Centro MAGIS Amazônia, o Pe. Silas Silva, SJ, diretor do Centro; o pastoralista Alessy Padilha; e os colaboradores voluntários Renato Duarte e Israel Huka’i.
A programação começou com um momento de oração, seguido da exibição de um vídeo introdutório sobre a CEAMA e da apresentação de representantes leigos, leigas e religiosas. Em seguida, os jovens foram divididos em cinco grupos para partilhar experiências sobre o que significa ser jovem católico na Amazônia e como a Igreja tem colaborado com a missão das juventudes.
Após 20 minutos de trabalho em grupo, as sínteses foram apresentadas em plenária. A coordenação da CEAMA propôs a pergunta final — “O que a juventude espera para a missão da CEAMA?” — abrindo espaço para intervenções em palavra aberta e registro das contribuições.
O encontro possibilitou a participação de diferentes expressões, movimentos e pastorais da juventude, reunindo percepções e propostas da realidade local para a missão na Amazônia.
Fonte: Centro MAGIS Amazônia