Área Missionária Santa Margarida de Cortona celebra transição pastoral em Manaus

Missa marcou início do ministério do Pe. José Paulino Martins e despedida do Pe. Alex Palmer, SJ, com fé, gratidão e esperança

Na manhã de 12 de outubro — festa de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil — a comunidade da Área Missionária Santa Margarida de Cortona, em Manaus (AM), reuniu-se para uma celebração especial. A missa marcou o início do ministério do novo pároco, Pe. José Paulino Martins, SJ, e a despedida do Pe. Alex Palmer, SJ, que atuou na área missionária por quase três anos.

A Eucaristia foi presidida por Dom Frei Samuel Ferreira de Lima, bispo auxiliar da Arquidiocese de Manaus, e contou com a presença de diversos jesuítas e representantes de obras da Companhia de Jesus na região. Entre eles estavam o Pe. Rogério Mosimann da Silva, SJ, Delegado para a Preferência Apostólica Amazônia (Paam); o Pe. Sandoval Rocha, SJ, coordenador do Núcleo Apostólico Manaus; o Pe. Silas Moesio Maciel da Silva, SJ, diretor do Centro MAGIS Amazônia; e o Irmão João Luiz de Castro, SJ, integrante da Equipe Itinerante.

Também participaram representantes de obras e instituições jesuítas como o SARES (Serviço Amazônico de Ação, Reflexão e Educação Socioambiental), Fé e Alegria, SIES Manaus e Casa de Retiro Ir. Vicente Cañas.

A celebração foi marcada por expressões de carinho e reconhecimento ao trabalho pastoral do Pe. Alex Palmer, SJ, que encerra seu serviço na comunidade, e pela acolhida afetuosa ao Pe. José Paulino Martins, que assume com o compromisso de continuar fortalecendo a caminhada de fé e missão na área missionária.

Durante a homilia, Dom Frei Samuel Ferreira destacou o caráter missionário da Igreja e a disponibilidade que deve marcar a vida dos discípulos e missionários de Cristo: “A Igreja é missionária. Está sempre em saída. E assim, o padre Alex vai, como peregrino itinerante, para outra missão. Vai se desinstalar deste local onde o Espírito esteve presente por quase três anos — ensinando, caminhando e vivenciando a busca de Deus na comunidade”

Ele seguiu destacando que “todos nós estamos sempre a serviço do Senhor, e Deus nos chama a qualquer tempo, a qualquer hora. Por isso, devemos nos colocar como instrumentos nas mãos do Senhor. Nós somos, como diz Santa Teresa, apenas o lápis nas mãos de Deus. ”

Pe. José Paulino Martins, SJ, ao assumir a missão, expressou gratidão pela acolhida e confiança: “Agradeço a acolhida, o carinho e o afeto de Dom Samuel, dos meus companheiros jesuítas e de cada pessoa presente aqui hoje. Agradeço a Deus por confiar esta missão aos jesuítas. Muito obrigado a todos vocês. Que Deus continue abençoando a sagrada família de cada um e de cada uma.”

O momento de despedida do Pe. Alex Palmer refletiu profunda gratidão e ensinamentos pastorais: “Elevo a Deus minha sincera gratidão, reconhecendo a providência em minha vida. Aprendi que uma paróquia, especialmente em sua área missionária, exige atenção e disponibilidade. Cada pessoa que busca um conselho, um abraço ou uma bênção é enviada por Deus para que eu desacelere, me acalme e descanse”.

 

O momento refletiu o dinamismo da Igreja em Manaus, guiada pela espiritualidade inaciana e pelo compromisso com a Amazônia e seus povos, reforçando a continuidade da missão evangelizadora na região.

INFORMAÇÕES DE CONTATO

ascom

COMPARTILHAR

Notícias Relacionadas