O Centro Alternativo de Cultura (CAC), localizado em Belém (PA), realizou na última sexta-feira (31), a sétima edição do encontro Brincar é Urgente. Trata-se do maior evento organizado pelo Centro e reúne crianças acompanhadas de sete comunidades e espaços localizados em Belém, Ananindeua e Barcarena, municípios da Região Metropolitana da capital paraense. A iniciativa – que começou a ser preparada em setembro com as oficinas de brincação e o encontro de crianças frenteiras – faz parte da pedagogia do protagonismo infantil promovido pelo CAC, que recolhe sugestões das próprias crianças para organizar o evento.
Pela manhã, um grande cortejo em prol da justiça climática deu início ao encontro e, em seguida, as crianças apreciaram algumas horas de parque aquático, terminando com uma oficina de contação de histórias na parte da tarde.
O tema da edição deste ano foi Vozes crianceiras para a justiça socioambiental e climática: protagonizar a infância é cuidar do planeta. Participaram do evento mais de 130 crianças e 40 adultos, entre eles voluntários e arte-educadores.
Mais notícias no instagram: @centroalternativodecultura