A COP30 está chegando! De 10 a 21 de novembro, em Belém (PA), o mundo se volta novamente para discutir o futuro do planeta. A Companhia de Jesus estará presente na Conferência, reforçando seu compromisso com a justiça socioambiental e o cuidado da Casa Comum. Inspirada pela 4ª Preferência Apostólica Universal — Colaborar com o cuidado da Casa Comum —, a atuação jesuíta reunirá redes e instituições como a Rede Global de Ecologia e Jesuítas em Comunicação (Ecojesuit), o Observatório Nacional de Justiça Socioambiental Luciano Mendes de Almeida (Olma), o Programa MAGIS Brasil e o Serviço Amazônico de Ação, Reflexão e Educação Socioambiental (Sares), entre outros. O objetivo é articular esforços, propor caminhos concretos e dar visibilidade às vozes amazônicas em um momento decisivo para o planeta.
Entre as principais ações, destaca-se a campanha global Jesuítas pela Justiça Climática: Fé em Ação na COP30, que busca mobilizar comunidades em todo o mundo em defesa da vida e da criação. A Companhia de Jesus apresenta reivindicações centrais, como o cancelamento da dívida externa dos países em desenvolvimento, a transição energética justa e a promoção de um sistema global de soberania alimentar baseado na agroecologia. A delegação jesuíta estará presente na Zona Azul da conferência e na Cúpula dos Povos, participando dos debates e demais ações.
Para fortalecer a mobilização e a reflexão espiritual, foram lançados o Guia de Oração da COP30 e o Documento de Políticas, que oferecem subsídios para a ação e o discernimento nas negociações climáticas. Toda a cobertura, boletins diários e conteúdos especiais podem ser acompanhados nos canais Jesuítas Brasil, Ecojesuit e Rádio Amar e Servir, que contará com equipe de comunicadores presentes diretamente nas zonas Azul e Verde da Conferência, trazendo notícias, análises, testemunhos e muito mais, reafirmando o compromisso da Companhia de Jesus com a fé, a justiça climática e o futuro da Casa Comum.