Centro MAGIS Amazônia

HISTÓRIA

O Centro MAGIS Amazônia é obra apostólica da Companhia de Jesus e se configura como local de formação, acompanhamento, estudo e articulação do trabalho com jovens. Foi fundado em 10 de março de 2012.

  • Missão: 

Sua missão é colaborar nos processos formativos de jovens através do acompanhamento e de experiências que aprofundem a vivência da fé e a promoção da justiça socioambiental, formando homens e mulheres para os demais, de acordo com 4 horizontes:

Identidade Amazônica: queremos atuar para que jovens se identifiquem, reconheçam, valorizem e divulguem singularidades da identidade amazônica, contemplando aspectos culturais, ambientais e sociais.

Inserção e incidência: desejamos estar cada vez mais inseridos nos contextos juvenis de periferia e comunidades tradicionais, estabelecendo parcerias e desenvolvendo atividades, experiências e projetos que melhorem a vida das pessoas, da comunidade e da sociedade.

Experiência: sentimos a necessidade de fortalecer as experiências, que são o coração do MAGIS. Das experiências nasce o CMA e por meio delas mais e mais jovens se desenvolvem e se formam como mulheres e homens para os demais.

Protagonismo Juvenil: pretendemos fortalecer o protagonismo juvenil e aprimorar seu acompanhamento, envolvendo mais jovens e colaboradores nos processos, serviços, tomadas de decisão.

  • Visão:

Ser referência na articulação em redes que fortalecem o protagonismo juvenil na Amazônia.

  • Valores:

Propomos a formação integral a partir de 5 eixos de atuação. Acreditamos que, seguindo este itinerário, a pessoa jovem poderá descobrir o seu melhor, seu magis e colocá-lo a serviço de um mundo mais justo, solidário e fraterno.

  • Beneficiários diretos e Indiretos:

Diretos: jovens de 15 a 32 anos, comunidades periféricas e ribeirinhas na Amazônia.

Indiretos: Jesuítas, funcionárias, assessores (pessoas que colaboram pontualmente conosco nas nossas atividades), obras próximas (CAC, Capela Nsa. Sra. de Lourdes).

ATUAÇÃO

Nossas ações acontecem seguindo os 5 eixos de atuação: Exercícios Espirituais, Pedagogia da Formação, Justiça Socioambiental, Vocações, Voluntariado e Inserção Socioambiental.

Dessa forma, as atividades que realizamos variam de acordo com as necessidades que percebemos a partir do lugar e momentos que nos encontramos. Entretanto, algumas atividades de acompanhamentos espirituais para jovens, em geral, são fixas no nosso calendário anual, são elas: Exercícios na Vida Cotidiana, Exercícios Espirituais para Jovens e Grupo de Acompanhamento Vocacional Inaciano). Além disso, as seguintes atividades são recorrentes ao longo do ano: Semana Santa Jovem, MAGIS Folia, Papo MAGIS, Convivium, Lucernário do Círio e Trilha Inaciana.

REDES DE COLABORAÇÃO

Redes locais: Capela Nossa Senhora de Lourdes (jesuítas, funcionários, fiéis, CAC, Casa da Caridade, AFIS e Setor de Juventude.

Redes regionais: PAAM, Espaços MAGIS (Santarém e Manaus).

Redes nacionais: Companhia de Jesus, Programa MAGIS Brasil (Centros e Espaços), Rede de Justiça Socioambiental e Rede Jesuíta de Educação.

MURAL DE FOTOS

 

INFORMAÇÕES DE CONTATO

Centro Magis Amazônia 
ENDEREÇO
Av. Gov. José Malcher, 1169, Nazaré, Belém/PA
CONTATO
(91) 98322-0075
[email protected]
DIREÇÃO/COORDENAÇÃO
Direção: Ir. Davidson Braga, SJ

 

COMPARTILHAR

Notícias Relacionadas