Nos dias 22 e 23 de novembro, o Centro MAGIS Amazônia e o Serviço Inaciano de Espiritualidade promoveram um retiro espiritual voltado para as lideranças da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Distrito de Balbina, município de Presidente Figueiredo (AM). A convite do pároco Pe. Israel Magdaleno Juárez, o encontro teve como objetivo preparar as lideranças para o tempo litúrgico do Advento e Natal, fortalecendo sua missão na Igreja.
Conduzido pelo Pe. Silas Silva, SJ, diretor do Centro MAGIS Amazônia, e Márcio Fernandes, coordenador do Serviço Inaciano de Espiritualidade (SIES) Manaus, o retiro aconteceu em dois sítios repletos de beleza natural: o Sítio do casal José Ribamar Pinto e Lucilene Silva, no Km 62 da AM 240, e o Sítio do casal José de França (Baracho) e Stella França, que hospedaram alguns dos participantes.
Com o tema “Peregrinos da esperança ao encontro do recém-nascido”, o retiro reuniu 31 lideranças de diversas comunidades paroquiais. A programação teve início na noite do dia 22, com uma oração comunitária conduzida por Márcio Fernandes, marcada pelo silêncio, mantras e leitura bíblica, introduzindo os participantes no espírito do retiro inaciano. Em seguida, Pe. Silas apresentou a metodologia do retiro, que busca ordenar os afetos e discernir a vontade de Deus por meio do silêncio e da Sagrada Escritura.
No dia 23, os participantes vivenciaram momentos de oração pessoal e comunitária, inspirada no tema do ano Jubilar de 2025. Entre os temas propostos para oração pessoal estavam “Peregrinos da esperança no acolhimento da vontade de Deus, que se fez carne e habitou entre nós”; “Peregrinos da esperança em uma Igreja em saída” e “Peregrinos da esperança em uma Igreja acolhedora do Menino Jesus”. À tarde, após um momento de relaxamento, o retiro foi concluído com uma dinâmica de síntese, na qual os participantes utilizaram elementos da natureza para expressar os frutos espirituais colhidos ao longo da experiência.

A jornada foi encerrada com uma missa presidida pelos padres Silas Silva e Israel Juárez. Padre Juarez acompanhou todo o retiro e deu suporte à sua realização.
O retiro trouxe uma profunda renovação espiritual para os participantes, como destacou Isabel de Fátima Marques Santos, catequista da Comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro:
“No retiro, tive a oportunidade de me encontrar com Deus verdadeiramente. Em cada silêncio e reflexão, senti Deus me tocar e falar comigo, mostrando que estou no caminho certo e que Ele estará sempre ao meu lado. Isso me deu ainda mais certeza do meu chamado como catequista, que considero o ‘sim’ mais lindo que já dei. Quero que crianças e adolescentes olhem para mim e vejam o reflexo de Deus e, no meu olhar, o de Maria, os acolhendo com amor. ”
Márcio Fernandes também expressou a alegria de participar desse momento especial:
“O retiro em comunidades do interior sempre me fortalece. Ele me faz relembrar minha vida missionária na Prelazia de Itacoatiara, navegando de barco ou caminhando pelos ramais. Esse retiro foi especial porque pude ajudar as pessoas a rezarem melhor e entrarem em maior intimidade com o Senhor. Também foi um privilégio encontrar meu amigo Pe. Israel. Sou muito grato a Deus e ao Pe. Silas pelo convite e pela oportunidade de ser sinal de Deus na vida dessas pessoas. ”
Pe. Israel Juárez, ao refletir sobre o impacto do retiro, afirmou:
“Com o tema ‘Peregrinos da esperança ao encontro do recém-nascido’, buscamos fortalecer as bases da vida de discípulos e missionários, especialmente neste momento em que nos preparamos para celebrar o jubileu dos dez anos da paróquia. Foi uma experiência de esperança e renovação, que reafirma nossa missão de cuidar do povo sob o olhar atento e maternal da Mãe do Perpétuo Socorro. Apesar das dificuldades enfrentadas por nossa paróquia, como distâncias e limitações de formação, o retiro foi uma oportunidade para avançarmos unidos na caminhada com Cristo. ”
Carlos Repolho compartilhou sua experiência, destacando o impacto profundo do retiro:
“Eu estava precisando muito de um momento espiritual e fiquei muito feliz com a proposta do retiro. O silêncio foi o ponto chave, permitindo um recolhimento e uma contemplação profunda. No dia 23, vivi uma das experiências mais marcantes da minha vida, me desconectando de tudo e me imergindo totalmente no meu encontro com Deus. Esse retiro foi uma verdadeira vivência espiritual, que me fez refletir sobre minha jornada e fortalecer minha fé. Saí renovado, com orações mais profundas e grato ao Pe. Israel, ao Pe. Silas e ao Márcio pela oportunidade de crescer espiritualmente. ”












