Comunidade Nossa Senhora de Lourdes vive semana santa missionária, em Belém (PA)

Jesuítas, noviços, e jovens do plano de candidatos à Companhia estiveram envolvidos nas celebrações litúrgicas e nas visitas às famílias e comunidades

A comunidade nossa Senhora de Lourdes fez experiência de viver a semana santa deste ano em missão. Seguindo a inspiração da Companhia de Jesus, de se dispor em missão nos tempos fortes do calendário litúrgico, jesuítas, noviços, e jovens do plano de candidatos à Companhia estiveram envolvidos nas celebrações litúrgicas e nas visitas às famílias e comunidades.

Na terça e na quarta-feira, a Capela de Lourdes viveu intensamente o ministério da reconciliação através do sacramento da confissão; foram muitas as pessoas procuraram este sacramento. Ainda na quarta-feira, Pe. Adelson Santos SJ, que exerce sua missão como professor de teologia em Roma, chegou na capela de Lourdes em Belém para se juntar ao Pe. Adilson Almeida SJ, nas celebrações do tríduo pascal. Muitos fiéis participaram das celebrações, que culminaram no Domingo de Páscoa, com intensa participação dos fiéis.

Pe. Valério Sartor SJ e os noviços Thiago Lima e Jardel Travenisk estiveram celebrando a semana santa na paróquia de Curralinho, Marajó. Ali, eles também participaram das celebrações típicas do tríduo pascal, fazendo visitas e conhecendo a realidade socioambiental do lugar. Foi ainda a primeira vez que um presbítero presidiu as celebrações neste período pascal na comunidade do Piriá.

Outra equipe missionária formada por Pe. Bruno Schizzerotto SJ, o escolástico Luciano Coutinho SJ, e os jovens Gabriel Gomes e Wellington Henrique, que estão vivendo o plano de candidatos à Companhia de Jesus na comunidade de Lourdes. Enviados à paróquia são Vicente Férrer, foram acolhidos pelo Pe. Plutarco SJ, administrador paroquial e acompanhados pelo diácono transitório Joilson Montes, destinado pelo bispo diocesano ao serviço pastoral na mesma paróquia. A experiência teve início na quinta-feira de manhã com a missa do Crisma na Catedral de Castanhal, sede da diocese local. Em seguida, seguiram viagem para Inhangapi e depois para comunidades rurais em São Miguel do Guamá, ainda território da paróquia. Foi a primeira vez que houve a presença de um presbítero para presidir as celebrações sacramentais do tríduo pascal. As comunidades contaram com a participação ativa e vigorosa de muitos jovens e foi ocasião propícia para a divulgação do carisma inaciano em chave vocacional.

Seja em paróquias rurais no interior do estado ou na Capela de Lourdes localizada na capital paraense, os jesuítas presentes no Núcleo Apostólico Belém e Santarém seguem contribuindo nos ministérios litúrgicos e na animação pastoral das comunidades eclesiais, sempre em diálogo com as igrejas locais e vivendo e divulgando a espiritualidade Inaciana como caminho para Deus, promovendo a reconciliação e a justiça como exigências da fé cristã. Que a vivência do tempo pascal vivenciado nos inspire a sermos peregrinos da esperança, como nos motivou o querido Papa Francisco neste ano jubilar da esperança.

Texto: Luciano C. Paulino, comunidade N. S. de Lourdes, N.A. Belém e Santarém.

INFORMAÇÕES DE CONTATO

ascom

COMPARTILHAR

Notícias Relacionadas