No dia 03 de outubro, a Conferência de Provinciais Jesuítas da América Latina e do Caribe (CPAL) realizou a aula inaugural do Diplomado em Ecologia Integral e Justiça Socioambiental, em parceria com a Universidade Javeriana de Bogotá, na Colômbia. A iniciativa marca um passo importante na consolidação do compromisso da Companhia de Jesus com a educação socioambiental e a promoção da justiça ecológica na região.
O diplomado surge como desdobramento pedagógico do Marco de Ecologia Integral, elaborado pelo Grupo de Trabalho de Ecologia Integral da Rede de Centros Sociais, do qual participam ativamente o Observatório Nacional de Justiça Socioambiental Luciano Mendes de Almeida (OLMA) e o Serviço Amazônico de Ação, Reflexão e Educação Socioambiental (Sares).
A primeira turma reúne mais de 80 participantes de diversos países da América Latina. O OLMA e o Sares são responsáveis por 02 dos 10 módulos do curso, que é totalmente subsidiado pela CPAL. A aula inaugural foi aberta não apenas aos inscritos, mas também às obras e centros sociais jesuítas interessados em acompanhar a formação.
Segundo Silvio Marques, SJ, diretor do Sares, o diplomado representa um marco na integração das experiências socioambientais da Companhia de Jesus: “Este diplomado é um desdobramento do Marco de Ecologia Integral elaborado pela Rede de Centros Sociais. O Sares participou ativamente da construção do módulo sobre Ecologia Integral e Amazônia, em parceria com a Universidade Javeriana, e agora acompanha os estudantes, contribuindo com reflexões e experiências do contexto amazônico.”
O lançamento oficial do curso foi anunciado em 12 de março de 2025, em Lima, Peru, durante a assinatura de um acordo de colaboração entre a CPAL e a Federação Internacional de Fé e Alegria (FIFYA). Estiveram presentes o Pe. Rafael Garrido, SJ (presidente da CPAL), o Pe. Agnaldo Júnior, SJ (delegado socioambiental da CPAL), o Pe. Dani Villanueva, SJ (coordenador geral da FIFYA) e Irma Mariño, de Fé e Alegria Peru, que lidera a iniciativa federativa de Ecologia Integral.
O convênio reforça o compromisso da Companhia de Jesus na América Latina e no Caribe com a defesa e o cuidado da Casa Comum, evidenciando a intenção de unir esforços e compartilhar saberes e práticas em uma perspectiva de Igreja sinodal e transformadora. O diplomado também integra as ações comemorativas pelos 10 anos da encíclica Laudato Si’, inspirando a Companhia de Jesus a seguir promovendo processos formativos, reflexivos e colaborativos em prol da vida, da justiça e da sustentabilidade socioambiental.