III Encontro da Soma dos Quintais das Mulheres da Amazônia promove união e empoderamento feminino

Organizado pelo Sares, o evento reuniu aproximadamente 40 lideranças femininas da região, com o tema “Cuidando e defendendo os corpos e territórios das mulheres amazônidas”

De 13 a 15 de setembro de 2024, a Chácara Dom Luciano, no Amazonas, foi o cenário do III Encontro da Soma dos Quintais das Mulheres da Amazônia. Organizado pelo Serviço de Ação, Reflexão e Educação Socioambiental (Sares), o evento reuniu aproximadamente 40 lideranças femininas da região, com o tema Cuidando e defendendo os corpos e territórios das mulheres amazônidas. O encontro contou com a participação de representantes de importantes organizações, como o Centro Alternativo de Cultura (CAC) e o Centro Magis Amazônia.

A atividade foi financiada por uma emenda do projeto “Paneiro – Economia Solidária”, da Cáritas da Arquidiocese de Manaus, reforçando o apoio a iniciativas de fortalecimento socioeconômico e ambiental na região. Com o objetivo de debater os desafios das mulheres amazônidas na defesa de seus direitos e territórios, o evento também fortaleceu redes de justiça socioambiental. Mary Nelys, analista social do Sares, destacou a importância do encontro: “Para nós do Sares, foi importante esse encontro para debater e criar estratégias de intervenção junto às mulheres, além de fortalecer a rede de justiça socioambiental, na qual algumas obras e serviços da Companhia de Jesus participam.”

Durante os três dias, as participantes compartilharam vivências, reforçando o papel fundamental das mulheres na Amazônia. Atividades culturais e momentos de espiritualidade promoveram um ambiente de união e empoderamento. Suelem Velasco, analista de projetos do CAC, afirmou: “A soma dos quintais das mulheres da Amazônia é sempre muito especial, pelo movimento e importância de juntar tantas mulheres de luta e representatividade. É momento de escutar, falar, sentir juntas, perceber que não estamos sozinhas.”

Jocelia Barbosa Nogueira, do Núcleo de Estudos da Educação Popular (Neep), refletiu sobre o compromisso assumido pelas participantes: “Compartilhamos saberes, trocamos ideias, e saímos daqui mais comprometidas com o equilíbrio da natureza e com a reivindicação pelos direitos à saúde, à vida, à água e à floresta, especialmente em um momento de crise ambiental.”

A psicóloga Socorro Souza também expressou sua surpresa positiva com a diversidade do encontro: “Foi belíssimo para mim. Vim com uma folha em branco e saio com uma carga enorme de aprendizado, que levarei para meu público e para a minha igreja.”

O III Encontro da Soma dos Quintais das Mulheres da Amazônia destacou a força e a representatividade feminina na luta pela justiça socioambiental, reafirmando o compromisso das mulheres com a preservação e defesa dos seus territórios e direitos.

INFORMAÇÕES DE CONTATO

Felipe Moura

COMPARTILHAR

Notícias Relacionadas