Mensagem final da 52ª Assembleia da CPAL

Encontro realizado em San Lucas Sacatepéquez, na Guatemala, contou com representantes da Preferência Apostólica Amazônia (Paam) que trabalharam em conjunto na avaliação do PAC.2 e mapeamento das redes. Confira a mensagem oficial:

De 4 a 8 de novembro de 2024, os provinciais nos reunimos na 52ª Assembleia da CPAL, realizada em San Lucas Sacatepéquez, Guatemala. Acolhemos em nossas conversas e discernimentos os desafios e realidades de nossas províncias e países e vivemos esses dias em um clima de unidade de ânimos e conversa espiritual. Agradecemos à Província Centroamericna pela alegre e calorosa acolhida dada aos participantes da assembleia.

Esta assembleia se realizou pela primeira vez com a participação dos coordenadores das redes da CPAL e o objetivo foi trabalhar na avaliação do PAC.2 e apresentar o mapeamento das redes. Foram dois dias de trabalho conjunto que deram bons resultados para avançar nos processos de melhoria das presenças e incidências apostólicas e na articulação entre as províncias e as redes.

No âmbito da reestruturação na conferência e nas províncias, tratamos do tema da formação e, com base no pedido da assembleia realizada em maio de 2024 em San Miguel, Argentina, foram apresentadas e definidas propostas para avançar, respeitando os diferentes ritmos, na reestruturação da etapa do noviciado em nível de conferência.

Tratou-se também o tema da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia em Belo Horizonte – FAJE. A pedido do Padre Geral, criou-se uma comissão para apresentar um estudo sobre as necessidades da faculdade para os próximos três anos. Os dados foram apresentados e o trabalho da comissão continua de acordo com a solicitação do Padre Geral.

A assembleia também celebrou o jubileu de prata da CPAL e foi uma oportunidade para dar graças a Deus pelo trabalho de tantos jesuítas e leigos que colaboraram com a missão da conferência nos últimos 25 anos. Uniram-se à celebração jesuítas e companheiros apostólicos das obras na Guatemala e fomos acompanhados pelo tom suave e doce da marimba que, com seu som característico, convida à celebração e à gratidão.

 

Conferência dos Provinciais Jesuítas na América Latina e no Caribe.

INFORMAÇÕES DE CONTATO

ascom

COMPARTILHAR

Notícias Relacionadas