Na última semana, entre os dias 20 e 23 de fevereiro, foi realizada a Assembleia dos Catequistas Indígenas da região Serra da Lua, na comunidade Jacamim. A assembleia teve como principal foco de trabalho o tema da Campanha da Fraternidade sobre a Ecologia Integral, Iniciação à Vida Cristã, Formação sobre os Sacramentos e Defesa e Cuidado do Território. Porém, na ocasião, também tivemos a oportunidade de trabalhar temas próprios da realidade indígena, como o problema do uso de bebidas alcoólicas dentro das comunidades e o consumo de drogas entre os jovens indígenas. A preocupação com a defesa e o cuidado do território indígena frente aos assédios dos fazendeiros que circundam a região também foi um tópico fortemente debatido na ocasião. Por último, elaboramos o calendário das atividades pastorais para o ano de 2025.
A assembleia contou com a participação de aproximadamente 175 indígenas, entre Tuxauas (lideranças), catequistas (anciãos e jovens), catequizandos e animadores pastorais, que vieram das 24 comunidades eclesiais da região da Serra da Lua. Além disso, houve a participação dos missionários: Ir. Plinyo Fagner Proença, SJ, e as Irmãs Rita, Graça e Virgínia (Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo), que colaboraram com a organização e as formações da Assembleia.
Após três dias de formação, a Assembleia dos Catequistas encerrou-se no domingo pela manhã com a celebração da Palavra, presidida na língua Wapichana pelos catequistas Basílio e Terêncio, dois notórios catequistas que dedicaram anos de suas vidas à evangelização entre os povos indígenas da Serra da Lua e à luta em defesa do Território.
Texto: Equipe missionária Serra da Lua