Pe. Adelson Araújo, SJ, orienta retiro sobre Sinodalidade a sacerdotes da Amazônia

Com o tema Rezando o caminho sinodal com as palavras dos Papas Francisco e Leão XIV, retiro foi realizado na cidade de Coari (AM)

Entre os dias 26 e 30 de janeiro, a cidade de Coari (AM), às margens do rio Amazonas, recebeu  o retiro anual do clero das dioceses de Coari, Alto Solimões e da prelazia de Tefé, que, este ano, teve como tema Rezando o caminho sinodal com as palavras dos Papas Francisco e Leão XIV.

A ideia da temática surgiu durante o encontro dos bispos da Pan-Amazônia, realizado em Bogotá (Colômbia), em agosto de 2025, promovido pela Conferência Eclesial da Amazônia (Ceama). Na ocasião, os bispos de Coari, Tefé e do Alto Solimões fizeram o convite ao Pe. Adelson Araújo, SJ, para que orientasse o retiro anual diocesano, possibilitando a eles rezarem e refletirem juntos sobre o atual caminho sinodal da Igreja.

Ao todo, cerca de 40 sacerdotes, além dos três bispos, participaram dessa experiência, vivida na oração pessoal segundo o método inaciano e na partilha em pequenos grupos, no estilo da conversação no Espírito. O Pe. Adelson recordou que o Sínodo não se encerrou com a realização da assembleia de 2023-2024, mas continua na sua fase de atuação, à qual todas as igrejas particulares estão chamadas a se comprometer, tendo sido o retiro uma experiência bem concreta de sinodalidade e também uma oportunidade privilegiada de encontro com Deus, ou seja, um tempo forte de espiritualidade, mas também de formação permanente, ambas tão necessárias em nossa vida missionária na Amazônia.

INFORMAÇÕES DE CONTATO

Felipe Moura

COMPARTILHAR

Notícias Relacionadas