Sares participa do Encontro Estadual de Educação Escolar Indígena em Manaus

Evento reuniu lideranças indígenas, educadores e gestores públicos para debater estratégias de enfrentamento da crise climática 

O Serviço Amazônico de Ação, Reflexão e Educação Socioambiental (Sares) marcou presença no Encontro Estadual de Educação Escolar Indígena, realizado em Manaus (AM) entre 28 e 30 de janeiro, com a participação do seu diretor, Silvio Marques, SJ. O evento reuniu lideranças indígenas, educadores e gestores públicos para debater estratégias que fortaleçam a educação indígena frente aos desafios impostos pela crise climática nos territórios etnoeducacionais do Amazonas.

O encontro buscou consolidar políticas públicas que garantam o acesso à educação de qualidade para os povos indígenas, respeitando seus saberes tradicionais e promovendo a sustentabilidade. As discussões incluíram temas centrais como preservação e gestão territorial, integração da agenda global do clima às pautas educacionais e implementação de políticas de curto, médio e longo prazos..

Durante sua participação, Silvio Marques, SJ, ressaltou os desafios enfrentados pelos povos indígenas no acesso à educação superior na Amazônia: “O cenário da educação indígena ainda é alarmante em nosso país, especialmente na Amazônia. Nenhuma das instituições de ensino superior na região, por exemplo, possui políticas públicas voltadas para a população indígena. Por isso, é fundamental a realização de encontros para debater políticas públicas para essa população, que se encontra em situação de extrema vulnerabilidade na nossa querida Amazônia. ”

Ele também destacou o impacto do evento na luta pelos direitos dos povos indígenas: “A presença de autoridades nacionais e locais, como reitores de universidades e três secretários nacionais de educação, foi essencial para garantir que a educação seja reconhecida não apenas como um direito, mas também como um direito moldado pelos próprios povos indígenas, de acordo com seus desejos e necessidades. O encontro foi, de fato, um marco na história da luta pelos direitos à educação indígena no estado do Amazonas. ”

Com a participação de redes educacionais indígenas, o evento reforçou o compromisso com a materialização de políticas públicas que integrem educação e sustentabilidade. O objetivo é garantir que as comunidades indígenas do Amazonas tenham apoio e suas vozes sejam ouvidas nas decisões que afetam seu futuro, respeitando tanto o meio ambiente quanto seus saberes ancestrais.

INFORMAÇÕES DE CONTATO

ascom

COMPARTILHAR

Notícias Relacionadas