SIES inicia agenda de Exercícios Espirituais em Etapas

A 1ª Etapa dos Exercícios Espirituais trabalhou os temas do Princípio e Fundamento e do Pecado Social, pessoal e da misericórdia de Deus.
Foto Oficial - Exercícios Espirituais em etapas - 1ª Etapa

Na noite da última sexta-feira, 1 de março, na Casa de Retiros Irmão Vicente Cañas, em Manaus (AM), o Serviço Inaciano de Espiritualidade (SIES) iniciou a sua agenda de Exercícios Espirituais (EE) em Etapas, oferecido a praticantes e não praticantes do modo de rezar a vida a partir do método inaciano. A atividade encerrou ontem (3), no final da tarde do domingo.

O convite aos participantes nasceu da intenção de ajudar o povo de Deus a ser dócil à ação do Espírito Santo por meio do discernimento. A ideia é propor que os exercitantes se  recolham na presença do Senhor neste período da quaresma e em outros momentos ao longo do ano.  Para Santo Inácio, cada pessoa pode “tirar proveito” na oração daquilo que mais ajude a alcançar o fim para o que é criado.

Além disso, a atividade busca difundir a espiritualidade inaciana, oferecendo os Exercícios Espirituais que, resumidamente, referem-se a qualquer modo de examinar a consciência, meditar e orar que interpela a pessoa humana a buscar a vontade de Deus em sua vida, retirando afetos desordenados. 

Para alguns, os EE em etapas, retiros de fim de semana, é convidativo. Segundo o coordenador do SIES, Márcio Fernandes, o oferecimento desta modalidade foi uma decisão conjunta da equipe de espiritualidade para este ano. “Se observou que as pessoas gostariam de beber mais da fonte inaciana, algo que fosse mais intenso, no entanto com um valor mais baixo também”, disse. A proposta nasce da aglutinação de duas iniciativas já realizadas e oferecidas em anos anteriores: os grupos de Exercícios Espirituais na Vida Cotidiana (EEVC) e os Dias de Oração Acompanhada (DOA’s). Embora o SIES não ofereça em seu calendário de eventos para 2024 essas duas últimas ações, Márcio fez questão de frisar que nada impede o discernimento sobre atender comunidades e instituições que desejem algo nessa dimensão.

O escolástico Fabrício Vassoler, SJ, foi o orientador da 1ª Etapa dos EE, que contou com, aproximadamente, 30 participantes. Além do Fabrício, eles foram acompanhados espiritualmente pelos padres jesuítas Emílio Moreira e José Paulino Martins, e pelas leigas Ivone Leitão e Telma Amaral.

1ª Etapa dos Exercícios Espirituais pontua Princípio e Fundamento e Misericórdia de Deus

Conduzido pela experiência que decorre de se sentir amado(a) pelo Criador, o(a) exercitante reflete que é criado para ser imagem e semelhança de Deus no mundo, o que consiste em mover-se para dar sentido à própria existência no seu cotidiano. Desta maneira, o Princípio e Fundamento proposto por Santo Inácio de Loyola e aplicado na 1ª Etapa do EE considera que ele(ela) ao ser envolvido (a) por esse amor, também manifestará isso ao mundo em um agir transformador na sua relação consigo, com os outros, com o próprio Deus e com a criação inteira.

“A maneira como são conduzidos esses exercícios é muito interessante porque às vezes a gente não consegue parar e olhar a nossa volta e perceber como Deus está do nosso lado em tudo”, comentou Patrícia Silva. Que também disparou: “quando você entra nesse retiro que você precisa se pôr em silêncio, sendo o silêncio absurdamente aterrorizante, pois é uma sensação estranha – uma vez que a gente está em volta de muito barulho – eu descobri nesse silêncio uma maneira de me conectar de uma forma muito linda”. Em sua experiência pessoal, a exercitante comenta ainda sobre as distrações que lhe apareciam enquanto rezava, como caminhos indicativos de encontrar Deus na desordem.

Na jornada de oração que cada pessoa vive em um retiro inaciano, a figura do acompanhante espiritual é essencial para ajudar no processo de discernir a presença e a ação de Deus na vida dos exercitantes. “O Acompanhamento é uma experiência profunda e fecunda, é muito consolador acompanhar, estar junto rezando com as pessoas que fazem a experiência dos exercícios espirituais. É maravilhoso ver o quanto os EE fazem bem às pessoas, cada partilha é uma oração”, comentou Ivone Leitão, acompanhante espiritual que integra a equipe do SIES Manaus.

Nessa 1ª Etapa do EE também se trabalhou aquilo que Santo Inácio chama em seu livro dos Exercícios Espirituais de Primeira Semana. A proposta tratava de rezar o pecado social que gera uma sociedade invertida ao projeto do Reino de Deus. E, rezar o pecado pessoal, aquele que nos afasta dos sonhos do Criador, considerando as dinâmicas do mau espírito e buscando ver as raízes do pecado por trás de fatos e omissões nossas do dia-a-dia. Ao mesmo tempo, sinalizando para a bondade de Deus que estende a sua misericórdia.

Na experiência pessoal de Ana Camille Rodrigues da Silva, jovem que está dando passos iniciais nesse modo de rezar a vida, com uma bagagem espiritual de outra denominação religiosa que não o catolicismo, o retiro inaciano também foi significativo: “Como cristãos temos a seguinte ideia de que já conhecemos Deus e não precisamos mais evoluir, que quando fazemos o mínimo já é o nosso máximo, porém quando você se permite ouvir e se aprofundar mais, percebe que não é assim. Deus quer mais intimidade, te conhecer mais e mostrar que independentemente dos teus pecados ele te perdoa e te ama. Pois ele conhece o teu interior, agir e falar”. Afirma ainda: “A experiência que tive apenas no fim de semana foi além do que esperava se tornando algo transcendental. ” 

O escolástico jesuíta que conduziu o retiro, Fabrício Vassoler, comentou sobre a importância desta experiência para ele: “Orientar retiros é sempre motivo de consolação para mim. Neste retiro, especialmente, no qual conduzi a Primeira Etapa, foi um desafio que me proporcionou presenciar bonitas experiências. Após o Princípio e Fundamento, ter ajudado as pessoas a rezarem o pecado social e pessoal diante de tanta bondade de Deus, foi testemunhar a capacidade que os Exercícios Espirituais possuem de tocar a realidade de cada exercitante. As orações dadas foram as mesmas para todas as pessoas, mas o Espírito conduziu particularmente cada uma, cada um. Portanto, além de ter sido motivo de confirmação e ânimo na minha caminhada, foi também de grande aprendizagem para o meu processo formativo. Agradeço ao engajamento das pessoas que participaram e especialmente ao SIES pela oportunidade”, disse ele.

Dentro da metodologia proposta no evento, houve também espaços para o sacramento da reconciliação, orações comunitárias, celebração eucarística e um momento de cinema, refletindo o filme “A Cabana.

A próxima etapa dos Exercícios Espirituais acontece ainda no 1º semestre deste ano, de 14 a 16 de junho. É só aguardar!

 

Galeria de Fotos:

INFORMAÇÕES DE CONTATO

Felipe Moura

COMPARTILHAR

Notícias Relacionadas